sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

Com Márcia Ferreira do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular/RJ e
Maria de Lourdes Macena (Comissão Cearense de Folclore)


Saber Popular
Marlei Sigrist
(Publicado no site www.terrasms.com.br)

Resumo:
Em sua evolução, o homem - ser social-histórico, constrói um saber popular, não científico, repassado pelas sucessivas gerações. Esse conhecimento é objeto de pesquisa no campo das Ciências e Mato Grosso do Sul contribui com estudos.


Prazerosamente, estamos iniciando esta coluna, que trará uma série de artigos, cujo assunto principal será a Cultura Popular em seus diversos aspectos ligados às manifestações tradicionais e também sua reorganização no mundo atual. Pretendemos expor as relações que existem entre a Cultura Popular e outros campos de conhecimento.

Nesse primeiro encontro, privilegiamos o saber popular. A história já nos contou sobre a evolução do homem enquanto ser histórico e, também, nos informou dos primeiros passos do pensamento humano, na busca por explicações acerca do universo. O mundo imaginativo, sobrepondo-se ao da lógica, o levou à criação e desenvolvimento de seres fantásticos, crenças e rituais sagrados. O raciocínio organizado, aos poucos, ganha espaço e o homem faz Ciência, criando técnicas aperfeiçoadas. Assim, pôde ampliar seu domínio sobre a natureza e facilitar sua vida diária, atualizando-se constantemente.

Porém, atualizar-se, renovar-se não significa, necessariamente, romper com o passado, porque dele depende para pensar a reorganização e propor coisas novas. Por isso, o homem guarda lembranças desse passado, do grupo social ao qual pertence e procura transmitir, de forma renovada, os valores e os fazeres de seus antepassados, mas preservando suas tradições. Trata-se, portanto, de uma cultura elaborada pelo povo ao longo do tempo e que se torna herança comum. Assim, o homem consegue explicar a sua existência no presente, baseado  nos conhecimentos adquiridos pelas sucessivas gerações.

Mas como é um conhecimento não científico e, muitas vezes, calcado exclusivamente na fantasia, torna-se pouco ou nada confiável. Por isso os estudos da Cultura Popular necessitam de um aparato de suportes teóricos: filosóficos, históricos, antropológicos, teológicos, e tantos outros para darem sustentação às pesquisas, num esforço maior do que outras áreas do conhecimento propõem. 

É neste barco que esta colunista se encontra há mais de vinte anos, não parando de navegar até hoje. Mas há antecedentes, vejamos: o grande passo para a solidificação dos estudos da Cultura Popular, no Brasil, foi dado por Mário de Andrade, a partir da Semana de 1922 e por Câmara Cascudo, num trabalho incansável de resgate do folclore do Norte e Nordeste do país. Cada qual, a sua maneira, e em distintos locais, alavancaram o movimento em prol da pesquisa, divulgação e valorização dessa cultura, embora outros pesquisadores, anteriormente, já tivessem dado grandes contribuições.

A partir daí, os estudos sobre o saber popular intensificaram-se, porque especialistas de diversas áreas interessaram-se pelo assunto: antropólogos, sociólogos, musicólogos, historiadores, comunicólogos, enfim, aqueles que se dedicam ao estudo do homem e seu meio. 

Em Mato Grosso do Sul, ao lado de ilustres pesquisadores de todas as áreas, de artistas, poetas e educadores, estamos ajudando a construir uma pequena parte do acervo de material relativo à Cultura Popular desse Estado. Criamos a Comissão Sul-mato-grossense de Folclore e participamos da Rede Folkcom de Pesquisas da Cátedra Unesco de Comunicação no Brasil, visando ampliar discussões, conhecer melhor e divulgar a Cultura Regional, pois acreditamos que a partir do momento que o homem permitir que se perca o vínculo com a Cultura Popular, estará perdendo também uma parte importante de sua historicidade.  A Unesco tem se preocupado, nos últimos anos, com as formas de preservação do saber popular, criando vários projetos e elaborando documentos contendo recomendações aos países do mundo, quanto à preservação desse “patrimônio imaterial” fornecido pela Cultura Popular. Futuramente, falaremos sobre essas recomendações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário